O que é o marketing olfativo?

Dentre os nossos cinco sentidos (visão, tato, paladar, olfato e a audição), o olfato é o que possui maior influência sobre nossa criação de emoções e percepções. Segundo um estudo da Universidade de Rockefeller, localizada em Nova York, o ser humano é capaz de se lembrar de 35% dos aromas/odores que sente. Sendo que, tratando dos outros sentidos, lembramos apenas 5% do que vemos, 2% do que se ouve e 1% do que tocamos. Além disso, temos a capacidade de memorizar 10.000 aromas distintos, sendo que cores, reconhecemos apenas 200. Richard Axel e Linda Buck ganharam o Prêmio Nobel de Medicina em 2004 através desta pesquisa científica. Assim, o Marketing Olfativo é uma excelente estratégia.

Com os conceitos científicos de nossas percepções e reações ao olfato, que foi criado o Marketing Olfativo. Assim, o Marketing Olfativo é uma estratégia pouco conhecida e explorada, porém a mais eficaz no Marketing Sensorial.

O Marketing Olfativo tem uma atuação direta no nosso cérebro na região do sistema límbico, que é responsável pelas nossas emoções e comportamentos.

Através do nosso olfato, temos associações únicas e inesquecíveis. Como por exemplo aquele aroma de pão de queijo no forno, pão fresco na padaria, café, churrasco, … entre tantas outras experiências marcantes. Possuímos fortes memórias com cada aroma característico deste, quando se sente o aroma de um alimento que gosta muito, logo já se lembra de quando comeu e dá até “água na boca”. Nisto vemos o poder de associação, criação de memória que o olfato causa, assim temos os conceitos de Marketing Olfativo, do marketing sensorial.

Através de desenvolver a fragrâncias específica para seu negócio, realizamos a aplicação através do melhor meio (difusores de vareta, difusor spray, aplicação no produto, …), de acordo com o objetivo que deseja ser alcançado, tipo de público e o local.

O olfato, além de ser utilizado para criar fortes emoções, associações a memória, através do marketing olfativo, elaboramos estratégias que contribuem para sensações específicas ao seu cliente ter contato com determinado aroma. Gerar conforto, sensação de tranquilidade, paz, despertar para o consumo, … há muitas possibilidades para serem exploradas.

Qual o objetivo do marketing olfativo?

Através dos conceitos do Neuromarketing, o marketing olfativo tem como objetivo gerar experiências em seus clientes através do olfato. Essas experiências irão criar/reforçar a identidade da marca no consumidor, aumentando a presença da marca ao consumidor, gerando maior “lembrança”, logo, maior consumo dos produtos.

Principais benefícios do marketing olfativo

Uma empresa com sede nos EUA, a “Point of Purchase Advertising International – POPAI”, levantou dados que mostram que o marketing olfativo contribui no aumento do faturamento em torno de 20%. Pesquisas na Alemanha mostram um aumento de 16% no tempo de permanência do cliente em ambiente aromatizado e um aumento de 15% na probabilidade de compra.

Aplicação do marketing olfativo

Os recursos de marketing olfativo podem ser utilizados por qualquer tipo de empresa. Há muitas possibilidades de aplicação: confecção de produtos perfumados, aromatização de ambientes, brindes personalizados, …

Ambientes para aromatizar

Shopping

Loja de Roupas
Boutiques
Loja de Sapatos
Loja de Brinquedos
Loja de Móveis
Loja de Joias
Shoppings
Galerias

Saúde

Centros de SPAs
Clínicas Estética
Clínicas Fisioterapia
Centros de Massagem
Consultórios Médicos
Consultórios Dentistas
Academias
Hospitais

ENTRETENIMENTO

Bares
Restaurantes
Cafeterias
Danceterias
Boates
Cinemas
Chopperia
Emporium

EVENTOS

Feiras
Desfiles de Moda
Confraternizações
Festas
Casamentos
Aniversários de 15 Anos
Espaços para Eventos
Salão de Festas

HOTELARIA / VIAGENS

Hoteis
Resorts
Moteis
Navios / Cruzeiros
Edifícios
Construtoras
Apresentações Arquitetônicas
Apartamentos
Casas

AMBIENTES CORPORATIVOS

Bancos
Centros de Investimento
Escritório Advocacia
Escritório Contábil
Escritório Trade
Escritório Marketing e Publicidade
Escritório Gestão de Pessoas
Escolas e Universidades

AUTOMÓVEIS

Novos – 0km
Seminovos
Cheiro de “carro novo”
Concessionárias
Lava Jato
Car Wash
Carros
Caminhões
Ônibus

Cases de sucesso

A rede americana, Dunkin’ Donuts, especializada na venda de donuts e cafés, aplicou estratégias diretas de marketing sensorial em uma loja localizada em Seoul, capital da Coreia do Sul. A empresa instalou um dispensador de aroma com o cheiro do seu café em diversos ônibus da cidade. A fragrância era dispensada toda vez que um jingle da marca tocava na rádio interna dos ônibus, o que aumentou a conexão sensorial com o público. Através desta estratégia, a marca apresentou, no período que a ação foi realizada, um aumento de 29% nas vendas de café nas lojas da rede próximas aos pontos de ônibus.

A empresa americana Dunkin’ Donuts, famosa por vender rosquinhas (donuts) e café em vários lugares do mundo, queria mudar sua imagem de apenas ser lembrada como a empresa do donuts e resolveu adotar uma estratégia inusitada para fazer frente com a Starbucks, empresa mais pensada quando se fala em café.

Para realizar seu experimento, a Dunkin’ Donuts escolheu Seul, a capital da Coréia do Sul, conhecida por ser a “cidade do café”. A indústria do café ainda está crescendo e a competição entre as cafeterias está se tornando ainda mais intensa. A cidade possui aproximadamente 200 unidades da Starbucks, além de outras redes locais de cafeterias.

A Dunkin’ Donuts que projeta uma imagem de ser muito mais um local apenas de rosquinhas do que de café decidiu que era hora de adotar uma nova estratégia. A missão da campanha era encorajar as pessoas a escolher pedir café no Dunkin’ Donuts ao invés dos concorrentes.

Aproveitando o fato de que além do trânsito na cidade ser caótico, fazendo com que muitas pessoas utilizam o transporte público para ir ao trabalho, como ônibus e metrô, muitas pessoas passam em cafeterias antes de ir para o trabalho. A Dunkin’ Donuts começou a pensar em como abordar essas pessoas. Foi aí que surgiu a ideia de lançar o aroma de café juntamente com as propagandas de rádio, criando a ação conhecida como “Flavor Radio”. Após a análise do jingle da marca, foi criado um vaporizador que lança o aroma de café da empresa sempre que o anúncio da marca tocava no rádio.

As pessoas que notaram o aroma enquanto escutavam o anúncio apresentaram reações de surpresa. Quando elas desciam do ônibus e viam uma Dunkin’ Donuts iam automaticamente para lá.

Os resultados foram super positivos para a empresa. Mais de 350 mil pessoas foram atingidas por essa ação, aumentando em 16% o número de visitantes nas lojas próximas as estações de ônibus. As vendas de café tiveram um aumento de 29% e o resultado da ação foi atingido: agora a Dunkin’ Donuts é um local que as pessoas pensam quando querem comprar seu café da manhã.

A ação “Flavor Radio” ainda foi premiada com um Leão de Bronze no festival de Cannes, em 2012.

FONTES:
https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/os_efeitos_do_marketing_sensorial_sobre_a_experiencia_de_compra_do_consumidor_no_ponto_de_venda.pdf

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/29353/29353.PDF

Identidade Olfativa (I.O)

A identidade olfativa cria um vínculo permanente com a marca/produto, formatando uma aura personalizada e única, onde a marca é reconhecida pelo cheiro, permitindo multiplicar as oportunidades de ser identificado e reconhecido nos valores que comunica.

Desenvolver sua própria Identidade Olfativa significa se diferenciar ainda mais da concorrência, já que o novo desafio do Marketing implica em criar uma experimentação agradável, estimular a curiosidade, tornar a experiência memorável e positiva, todos elementos que a I.O proporciona.

Realizamos projetos completos de Identidade Olfativa, voltados para a criação de um universo de significados para sua marca, garantindo um projeto personalizado em conjunto com o cliente, no qual uma fragrância será criada para assegurar a originalidade.

A I.O poderá ser utilizada de diversas formas, desde o modo spray , difusão por varetas ou até mesmo por tecnologia automática de aromas.

Etapas do projeto

A partir de um briefing elaborado junto ao cliente, a CNF desenvolve uma essência personalizada, buscando transmitir a identidade da marca através do olfato. Usando matérias-primas de qualidade, um consultor irá estudar a marca e direcionar a criação da essência ideal.

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